TOPO

    ED STAFFORD

    A primeira pessoa na história a percorrer toda a extensão do Rio Amazonas

    Ed Stafford teve uma vida plena de aventuras organizando expedições a locais remotos, como a que descreve no seu livro "Walking the Amazon" (Atravessando a Amazónia): "Com longas viagens de oito longas ao volante do Land Rover no dia a dia, deixei-me levar pela minha imaginação e pelos meus sonhos: qual seria o expoente máximo da expedição que eu alguma vez poderia pensar fazer?"

    A expedição acabou por ser o percurso desde a nascente do Rio Amazonas, nos Andes peruanos, até à sua foz no Leste do Brasil. Documentando a expedição no seu blogue, Ed advertia os seus seguidores que poderia não conseguir. Mas, 860 dias, 9 milhões de passos e 200.000 picadas de mosquitos e formigas depois, em emergia da floresta amazónica, onde o Rio Amazonas entra no Atlântico, cumprindo assim o seu objectivo. Sir Ranulph Fiennes descreveu a sua expedição como sendo "verdadeiramente extraordinária... a que ocupa o primeiro lugar das expedições realizadas no passado e no presente".

    Stafford foi nomeado como um dos Exploradores da National Geographic do Ano, tornando-se um dos embaixadores mundiais da Land Rover. É sua intenção usar as suas aventuras para educar as pessoas sobre o meio ambiente e inspirar outros a conseguirem aquilo que aparentemente parece ser impossível.