TOPO

    HISTÓRIA DE INOVAÇÃO

    Nos últimos 45 anos, a marca Range Rover introduziu diversas estreias na indústria automóvel, à medida que o luxo inigualável do veículo que conhecemos continuou também a evoluir.

    • O PRIMEIRO SUV DE LUXO
      O PRIMEIRO SUV DE LUXO

      O Range Rover original foi o primeiro 4x4 concebido para ser tão competente em estrada como fora de estrada. Foi o primeiro 4x4 a sair da lama e conquistar as auto-estradas.

    • O PRIMEIRO CONTROLO DE TRACÇÃO ELECTRÓNICO
      O PRIMEIRO CONTROLO DE TRACÇÃO ELECTRÓNICO

      O Range Rover foi o primeiro 4x4 do mundo equipado com o Controlo de Tracção Electrónico.

    • O PRIMEIRO SUV PREMIUM HYBRID DIESEL
      O PRIMEIRO SUV PREMIUM HYBRID DIESEL

      Com consumos extraordinários e emissões de CO2 26% inferiores ao motor diesel TDV6, o Range Rover Hybrid foi o primeiro SUV Hybrid Diesel a nível mundial do seu segmento.

    • O PRIMEIRO SUV INTEGRALMENTE EM ALUMÍNIO
      O PRIMEIRO SUV INTEGRALMENTE EM ALUMÍNIO

      A Quarta Geração Range Rover é o primeiro SUV do mundo integralmente em alumínio.

    CULTURA

    CULTURA

    UMA OBRA DE ARTE

    Pouco após o seu lançamento, em 1970, o Range Rover foi o primeiro veículo a ser exibido no Louvre, como uma "Obra de Arte Exemplar de Design Industrial".

    CULTURA

    CULTURA

    UMA ESTRELA DE CINEMA

    O Range Rover participou em 1.433 filmes e séries televisivas, incluindo quatro filmes do James Bond 007: 007 - Operação Tentáculo (1983), 007 - Risco Imediato (1987), 007 - O Amanhã Nunca Morre (1997) e 007 - Skyfall (2012).

    CULTURA

    CULTURA

    O PREFERIDO DOS FAMOSOS

    Nas pessoas famosas proprietárias de um Range Rover encontram-se a Rainha Isabel II, o músico Bruce Springsteen, o ex-Beatle Paul McCartney, o jogador de basquetebol Michael Jordan e o actor Tom Cruise.

    CULTURA

    CULTURA

    E O PREFERIDO DA CRÍTICA


    A Quarta Geração Range Rover recebeu mais de 80 galardões, incluindo o Prémio do Veículo de Luxo do Ano da What Car? e o Prémio do Melhor SUV de Luxo da Edmunds.com e Forbes.

    Em 1970, o Range Rover foi o primeiro SUV de luxo no mundo e, 45 anos depois, continua a ser líder mundial. O modelo mais recente é o mais sofisticado e o mais atraente de sempre, combinando o conforto inigualável com a tecnologia avançada para proporcionar uma experiência de luxo automóvel exemplar.

    NICK ROGERS
    JAGUAR LAND ROVER DIRECTOR GLOBAL ENGINEERING OPERATIONS

    QUATRO GERAÇÕES

    QUATRO GERAÇÕES

    QUARTA GERAÇÃO - MODELO ACTUAL


    O Range Rover actual foi o primeiro SUV do mundo a integrar uma carroçaria de peso reduzido integralmente em alumínio.
    No ano passado, o Range Rover foi o primeiro veículo a integrar o inovador sistema All-Terrain Progress Control (ATPC) da Land Rover – a primeira tecnologia do mundo concebida para maximizar as capacidades fora de estrada, mantendo automaticamente uma velocidade extremamente reduzida na transposição de obstáculos e permitindo ao condutor concentrar-se na direcção do veículo.
    A Quarta Geração Range Rover encontra-se também disponível na imediatamente reconhecível, extraordinária e extremamente luxuosa versão LWB (distância entre eixos longa).

    Ver galeria

    QUATRO GERAÇÕES

    QUATRO GERAÇÕES

    TERCEIRA GERAÇÃO (2001 - 2002)

    A chegada da Terceira Geração Range Rover trouxe melhorias significativas em relação ao seu antecessor em todos os aspectos do veículo. Maior e mais espaçoso, o interior foi inspirado no design de iates luxuosos, no mobiliário requintado e nos lugares de primeira classe em aviões. O resultado foi um veículo com os interiores mais luxuosos do mundo.
    Nos destaques tecnológicos inclui-se a introdução, em 2010, do painel de instrumentos "virtual". Foi também o primeiro veículo a integrar um ecrã de entretenimento e informação "Dual-View", permitindo ao condutor seguir as instruções do sistema de navegação enquanto o passageiro vê um DVD. À medida que a tecnologia dos motores evoluiu, a gama da Terceira Geração Range Rover expandiu-se. Primeiro, em 2005, foi lançado o motor de 4,2 litros V8 Supercharged a Gasolina, o motor TDV8 a Diesel em 2006, seguido do novo motor de 5,0 litros V8 a Gasolina três anos depois.

    Ver galeria

    QUATRO GERAÇÕES

    QUATRO GERAÇÕES

    SEGUNDA GERAÇÃO - P38A (1994 - 2001)


    A Segunda Geração Range Rover, ou P38A - assim chamado porque estava a ser desenvolvido no edifício P38A na fábrica de Solihull, no Reino Unido - foi apresentado em 1994 com um interior ainda mais luxuoso e maiores capacidades em estrada e fora de estrada que o seu antecessor. As principais características do design tornam-no imediatamente reconhecível como um Range Rover e o perfil icónico, o tejadilho flutuante, o capot em forma de concha, a prática bagageira de abertura bipartida e a linha de cintura contínua perduram até hoje.
    Nos destaques tecnológicos incluíram-se a introdução da suspensão ajustável em altura e uma gama maximizada de motores, com as versões de 2,5 litros Diesel e de 3,9 e 4,6 litros V6 a Gasolina, proporcionando a melhor performance de sempre.

    Ver galeria

    QUATRO GERAÇÕES

    QUATRO GERAÇÕES

    PRIMEIRA GERAÇÃO - CLASSIC (1970-1994)

    A história do Range Rover começou nos anos setenta quando a Land Rover procurava revolucionar o mercado emergente dos 4x4 de lazer com o primeiro SUV de luxo de sempre. O modelo da Primeira Geração, conhecido como o "Classic" e inicialmente disponível apenas como veículo de duas portas, chegou ao mercado em 1970, integrando um motor V8 em alumínio de peso reduzido, tracção integral permanente e travões de disco às quatro rodas. Foram introduzidas inúmeras versões e actualizações durante os seus 25 anos de vida, incluindo um modelo de quatro portas em 1981 e uma caixa de velocidades automática em 1982.
    As inovações continuaram a grande ritmo. O primeiro Range Rover Diesel foi introduzido em 1986 e, em 1989, tornou-se o primeiro 4x4 do mundo a integrar um sistema de travagem com anti-bloqueio. Posteriormente, em 1992, foi celebrada uma outra estreia num SUV, a introdução do Controlo de Tracção Electrónico e a Suspensão Pneumática Electrónica Automática.

    Ver galeria

    FACTOS E CARACTERÍSTICAS

    POLÍMERO RECICLADO

    POLÍMERO RECICLADO


    A quantidade de polímero reciclado utilizada num Range Rover equivale a 2.137 garrafas pequenas.

    TESTES VIRTUAIS

    TESTES VIRTUAIS


    Durante o desenvolvimento do veículo, as simulações por computador pouparam 1.200.000 quilómetros de testes reais em estrada. A distância da Terra à Lua.

    CONSUMO DE COMBUSTÍVEL INFERIOR

    CONSUMO DE COMBUSTÍVEL INFERIOR


    Consumo de combustível até 22% inferior com o motor TDV6 integrado na Quarta Geração Range Rover, em comparação com o seu antecessor.

    PESO REDUZIDO

    PESO REDUZIDO


    A Quarta Geração Range Rover incorpora menos 50% de botões e é 420 kg mais leve do que o modelo anterior.

    REBOQUE

    REBOQUE


    O Range Rover dispõe de uma capacidade de reboque considerável de até 3.500 kg.

    CAPACIDADES

    CAPACIDADES


    A articulação de 675 mm entre as rodas traseiras e dianteiras do Range Rover permite-lhe ultrapassar obstáculos desafiantes.

    VIAGENS

    VIAGENS

    TRAVESSIA DA DARIEN GAP (1972)


    O Range Rover original de 1970 conjugou um comportamento e requinte excelente em estrada com capacidades fora de estrada sem compromissos, e as gerações posteriores mantiveram a liderança de capacidades e atracção no mercado dos SUV de luxo.
    Em 1972 o Range Rover foi o primeiro veículo a concluir uma expedição transamericana de 29.000 quilómetros, levada a cabo pelo Exército Britânico, que incluiu a perigosa travessia da Falha de Darien na América do Sul.

    VIAGENS

    VIAGENS

    TRAVESSIA DO DESERTO DO SAARA (1974)

    A reputação das incomparáveis capacidades fora de estrada do Range Rover foi consolidada com vários testes de resistência notáveis. Ao sucesso da Darien Gap seguiu-se o sucesso da conclusão de uma épica travessia de 12.000 quilómetros em 100 dias pelo Deserto do Saara em 1974.

    VIAGENS

    VIAGENS

    MARATONA LONDRES-SYDNEY (1977)

    Em 1977, o Range Rover consolidou a fama das suas capacidades com vitória na classe 4x4 na Maratona Londres-Sydney de 30.000 quilómetros.

    VIAGENS

    VIAGENS

    RALI PARIS-DAKAR (1979 E 1981)


    O Range Rover venceu o primeiro Rali Paris-Dakar em 1979, à qual se seguiu outra vitória em 1981.
    Mais tarde, em 1985, o Range Rover Diesel "Bullet" quebrou 27 recordes de velocidade, comprovando a abrangência de capacidades do Range Rover.

    VIAGENS

    VIAGENS

    ROTA DA SEDA (2013)


    Três Range Rover Hybrid realizaram uma dura expedição com uma extensão de 16.012 quilómetros, seguindo por terra a antiga rota da seda, desde o Reino Unido até à Índia.

    VER O FILME