20-02-2018

RANGE ROVER SPORT DRAGON CHALLENGE

A estrada da montanha Tianmen, na província chinesa de Hunan, conta com 99 curvas vertiginosas ao longo dos seus 11,3 quilómetros. No topo, esta estrada desemboca em 999 degraus, que levam ao Heaven’s Gate, um arco de rocha natural na ladeira da montanha, considerado uma ligação entre o mundo dos mortais e o mundo dos deuses.

Chegar ao Heaven’s Gate não é tarefa fácil. O caminho que serpenteia a montanha até chegar a este espetáculo é maravilhoso, mas não permite erros. Depois da estrada chegam os degraus, que na sua posição mais inclinada atingem um ângulo de 45 graus. O caminho de 11,3 km já tinha sido percorrido anteriormente, mas nenhum veículo se tinha atrevido a subir também os 999 degraus. Até agora.

Alcançar o topo exige um veículo com tanto de performance como de capacidade. A épica estrada da montanha Tianmen é o melhor local para demonstrar o poder do Novo Range Rover Sport Híbrido Plug-In. Atrás do volante, e pronto para enfrentar o desafio, está Ho-Pin Tung, vencedor das 24 Horas de Le Mans e piloto de Fórmula E da Jaguar Racing.

Chegou o momento de ver como o Novo Range Rover Sport Híbrido Plug-In dá a cara neste primeiro desafio mundial, pondo à prova a sua performance e capacidade enquanto puxa os limites da condução todo-o-terreno até um novo nível.

A viagem teve início com um teste no Reino Unido, onde Ho-Pin se juntou à equipa das instalações de testes da Jaguar Land Rover. Depois de alguns cálculos e considerações, a equipa começou a trabalhar com um modelo de testes especialmente concebido com degraus de 45 graus, a mesma inclinação que encontrariam mais tarde na China. Não foi possível testar todos os aspetos do desafio, pelo que se mantiveram algumas dúvidas quanto ao desenlace final.

"É o desafio mais difícil no qual já estive envolvido, porque não posso dizer categoricamente que vamos conseguir superá-lo.”
Phil Jones, especialista da Land Rover Experience

Apesar da magnitude do desafio, a equipa partiu para a China e o dia finalmente chegou. Era hora de enfrentar o Dragon Challenge.

A primeira conquista do Novo Range Rover Sport Híbrido Plug-In foi a estrada da famosa montanha, utilizada normalmente por autocarros ecológicos, com condutores treinados para as suas 99 curvas apertadas.

O Novo Range Rover Sport Híbrido Plug-In combina potência e características dinâmicas superiores, perfeitas para esta primeira parte do Dragon Challenge. Oferece 404 cavalos de potência com a combinação do motor a gasolina Si4 Ingenium e do motor elétrico de 85kw. O SUV híbrido superou sem dificuldade o trecho inicial da estrada.

Cada curva foi uma verdadeira prova de habilidade e capacidade, mas a condução superior, impulsionada pelo sistema Terrain Response 2, foi imprescindível para o Novo Range Rover Sport fazer as 99 curvas com facilidade.

Uma vez superado o slalom de voltas, o SUV híbrido subiu cuidadosamente o primeiro conjunto de degraus, atingindo a parte final do desafio: uma radical subida off-road de 999 degraus.

Ao mudar para o modo Lama e Trilhos e usando o seu motor combinado de 404 cavalos de potência e binário instantâneo proporcionado pelo motor elétrico, o Novo Range Rover Sport Híbrido Plug-In lançou-se à ação. Graças à energia que fornece a combinação de gasolina e eletricidade, o 4x4 híbrido tornou-se o primeiro veículo do mundo a tentar chegar ao topo da montanha. Depois de desaparecer no nevoeiro que envolve as montanhas durante a subida final, o Novo Range Rover Sport Híbrido Plug-In chegou lá acima escalando, literalmente, a montanha.

O SUV híbrido superou um desafio que nunca ninguém tinha ousado enfrentar - 99 curvas, 999 degraus e a manobra lenta na parte inferior da escadaria - nuns impresionantes 22 minutos e 41 segundos. Na linha da meta, a equipa do Range Rover Sport Dragon Challenge celebrou com um sentimento de missão cumprida e alívio por completar o último desafio da série Driven Challenges. Tudo isto combinando a incrível capacidade do veículo com o poder dos híbridos e a habilidade do condutor.

Foram a verdadeira força e a performance do Novo Range Rover Sport Híbrido Plug-In que permitiram à equipa conquistar o Dragon Challenge, transformando este veículo no primeiro do mundo a completar com sucesso as 99 curvas e os 999 degraus da montanha Tianmen.