ADBLUE E DEF LAND ROVER

EURO 6, MOTORES DIESEL E REDUÇÃO CATALÍTICA SELETIVA: O QUE É O DEF, COMO REABASTECER E PERGUNTAS FREQUENTES?

VER PERGUNTAS FREQUENTES
O QUE É O FLUIDO DE ESCAPE DIESEL/AdBlue<sup>®</sup>?

O fluido de escape diesel (DEF), também conhecido como AdBlue®, é um fluido não tóxico, incolor, inodoro e não-inflamável. Armazenado num reservatório específico no veículo, este fluido é injetado no sistema de escape para limpar os gases de escape. A tecnologia de redução catalítica seletiva (SCR) está instalada em todos os veículos Land Rover diesel a partir do Ano Modelo 2016. Permite à Land Rover cumprir a legislação de emissões EU6 através da redução de até 90% dos níveis de óxidos de azoto (NOx) emitidos pelo sistema de escape. Em complemento a uma nova geração de conversores catalíticos, a tecnologia de SCR exige a utilização de DEF.

COMO POSSO SABER SE OS NÍVEIS DE DEF/AdBlue<sup>®</sup> ESTÃO BAIXOS?

O centro de mensagens apresenta uma série de mensagens quando o nível de DEF fica baixo.

1. A primeira mensagem indica que o DEF se encontra a um nível em que um abastecimento é aconselhável.

2. A segunda mensagem é acompanhada por um ícone de aviso ÂMBAR e indica que deve reabastecer o depósito de DEF.

3. A terceira mensagem inicia uma contagem decrescente da distância restante até o depósito de DEF ficar vazio, após a qual o motor não poderá ser ligado.

4. A mensagem final é acompanhada por um ícone de aviso VERMELHO e é apresentada quando a distância restante for zero e indica que não será possível voltar a ligar o motor até que o depósito seja abastecido com DEF.

CONSULTAR GUIA DIGITAL
MANUTENÇÃO DO DEF/<span style="text-transform: capitalize; ">AdBlue</span><sup>®</sup>

É importante manter o nível de DEF no seu Land Rover, dado que, de acordo com a legislação da UE, é impossível ligar o motor sem DEF. O centro de mensagens do seu veículo avisa-o com antecedência quando o nível de DEF estiver baixo e alerta-o atempadamente para agendar um abastecimento.

O concessionário/reparador autorizado Land Rover irá também atestar o depósito como parte da manutenção programada. Consulte o seu manual do proprietário para obter informação mais detalhada.

CONSULTAR GUIA DIGITAL
RANGE ROVER
COMO REABASTECER O DEPÓSITO DE <span style="text-transform: capitalize; ">AdBlue</span><sup>®</sup>

A tampa do reservatório de AdBlue® encontra-se por baixo do capot, do lado direito. Para informação mais detalhada, consulte o seu manual.

VER O FILME
RANGE ROVER SPORT
COMO REABASTECER O DEPÓSITO DE <span style="text-transform: capitalize; ">AdBlue</span><sup>®</sup>

A tampa do reservatório de AdBlue® encontra-se sob o capot, do lado direito. Para informação mais detalhada, consulte o seu manual.

VER O FILME
RANGE ROVER EVOQUE
COMO REABASTECER O DEPÓSITO DE <span style="text-transform: capitalize; ">AdBlue</span><sup>®</sup>

A tampa do reservatório de AdBlue® encontra-se sob o capot, por baixo da tampa do reservatório do fluido dos travões. Para informação mais detalhada, consulte o seu manual.

VER O FILME
DISCOVERY
COMO REABASTECER O DEPÓSITO DE <span style="text-transform: capitalize; ">AdBlue</span><sup>®</sup>

A tampa do reservatório de AdBlue® encontra-se por baixo do capot, do lado direito. Para informação mais detalhada, consulte o seu manual.

DISCOVERY 4
COMO REABASTECER O DEPÓSITO DE <span style="text-transform: capitalize; ">AdBlue</span><sup>®</sup>

A tampa do reservatório de AdBlue® encontra-se junto à tampa do depósito de combustível, no lado traseiro direito do veículo. Para informação mais detalhada, consulte o seu manual.

DISCOVERY SPORT
COMO REABASTECER O DEPÓSITO DE <span style="text-transform: capitalize; ">AdBlue</span><sup>®</sup>

A tampa do reservatório de AdBlue® encontra-se sob o capot, na zona superior do lado esquerdo. Para informação mais detalhada, consulte o seu manual.

VER O FILME
PERGUNTAS MAIS FREQUENTES
COMO POSSO VERIFICAR O NÍVEL DE DEF/AdBlue<sup>®</sup>?

É possível consultar a qualquer momento a distância até ao próximo abastecimento de DEF no centro de mensagens do tablier*. Siga estes passos simples:

1. Ligue a ignição, mas não ligue o motor (Verifique se existe uma chave inteligente válida no interior do veículo e assegure-se de que o pedal do travão não está premido. Prima o botão START/STOP do motor até as luzes de aviso do painel de instrumentos se acenderem)
2. Prima o botão OK nos controlos do volante para aceder ao Menu principal (Em alguns modelos, prima repetidamente o botão OK até ser apresentada a Assistência ao Condutor)
3. Utilizando o botão de seta para baixo nos controlos do volante, selecione e realce a Informação do Veículo
4. Prima o botão OK para confirmar a seleção
5. Deslize para baixo para realçar o Fluido de Escape Diesel (Em alguns modelos é apresentado como Próxima Revisão)
6. Prima o botão OK para confirmar a seleção. A autonomia do fluido de escape diesel é então apresentada.

* Nem todos os veículos estão equipados para apresentar a informação indicada acima. Contacte o seu concessionário/reparador autorizado para informação mais detalhada.

COM QUE FREQUÊNCIA DEVO REABASTECER O DEF/AdBlue<sup>®</sup>?

O consumo de DEF pode variar consideravelmente. Um consumo médio pode ser de 800 km/1 Litro, mas este consumo pode ser duplicado, dependendo do estilo de condução e das condições meteorológicas e da estrada.

O QUE ACONTECE SE FICAR SEM DEF/AdBlue<sup>®</sup>?

Caso o DEF acabe, o Land Rover não arranca depois de o motor ser desligado – este é um requisito da legislação de emissões EU6. O depósito terá de ser reabastecido com um mínimo de 3,6 litros de AdBlue® para o motor poder ser ligado.

POSSO REABASTECER O DEPÓSITO DE DEF SEM IR A UMA OFICINA?

Sim, é possível adquirir garrafas antigota de 1,89 litros de AdBlue® no seu Concessionário/Reparador Autorizado Land Rover para reabastecer o depósito. Estas garrafas foram especialmente concebidas para proporcionar uma utilização fácil e evitar gotejamento. Não recomendamos que abasteça o depósito utilizando qualquer outro tipo de recipiente.

Não coloque outros líquidos ou DEF que não cumpra a norma ISO22241-1 ou DIN 70070 no depósito de DEF, pois irá comprometer o funcionamento correto do seu veículo.

Se por lapso colocar DEF no depósito de combustível, NÃO ligue o motor e contacte imediatamente o concessionário/assistência em viagem Land Rover.

Nunca deve utilizar bombas de AdBlue® de veículos comerciais nas estações de serviço porque o fluxo é demasiado elevado e irá danificar o depósito de DEF do veículo.

Consulte o seu manual do proprietário para obter instruções sobre como reabastecer o depósito de DEF

O DEF/AdBlue<sup>®</sup> É PERIGOSO?

Apesar de o DEF não ser perigoso, caso entre em contacto com qualquer parte do seu corpo, ou seja ingerido acidentalmente, consulte as indicações na embalagem e procure aconselhamento médico. Caso o DEF entre em contacto com a pintura do seu Land Rover, basta limpar e lavar a área com água e sabão. No entanto, o DEF pode manchar os revestimentos interiores e o vestuário – caso seja derramado, o DEF deve ser retirado imediatamente com água fria e um pano húmido.

COMO É QUE DEVO GUARDAR O DEF/AdBlue<sup>®</sup>?

Guarde sempre o DEF no recipiente original e cumpra as recomendações do fabricante relativas ao armazenamento e manuseamento indicadas na garrafa. O DEF nunca deve ser guardado no veículo.

O QUE É A EURO 6?

A Euro 6 é uma diretiva de legislação europeia que tem como objetivo tornar os veículos mais ecológicos, através da limitação das emissões de gases de escape. A legislação define restrições às quantidades de óxidos de azoto (NOx) e de gases de hidrocarboneto que podem ser emitidas por quilómetro por veículo.

Os veículos a gasolina e diesel estão sujeitos a restrições diferentes, em conformidade com a nova legislação Euro 6. Para os veículos diesel, o nível permitido de emissões de NOx foi diminuído para 80 mg/km (de 180 mg/km), enquanto o nível permitido de emissões de hidrocarbonetos foi diminuído para 170 mg/km (de 230 mg/km). O nível permitido de emissões de NOx para veículos a gasolina mantém-se a 60 mg/km, enquanto o nível permitido de hidrocarbonetos se mantém a 100 mg/km.

Da mesma forma que outros fabricantes de veículos, a Land Rover tem a obrigação legal de cumprir estes novos regulamentos, até às seguintes datas:

A partir de 1 de janeiro de 2015, todos os veículos novos introduzidos no mercado têm de cumprir as normas Euro 6. Nestes incluem-se todos os modelos novos no mercado, por exemplo: Discovery Sport. Os veículos que já se encontrem em comercialização têm de cumprir a norma Euro 6 até 1 de setembro de 2015, mas;
veículos específicos que já se encontrem em comercialização que tenham sido produzidos, e enviados pelo fabricante, antes de 1 de junho de 2015 podem continuar a ser vendidos até 1 de setembro de 2016. No entanto, nestes casos o fabricante tem de solicitar uma derrogação.

Para informação adicional sobre o DEF, contacte o seu concessionário Land Rover ou consulte o seu Manual do Proprietário.

*Quando o nível de AdBlue® fica baixo, é apresentada uma mensagem de aviso no centro de mensagens. Ateste o depósito de AdBlue® assim que possível. Poderá contactar um concessionário/reparador autorizado Land Rover para atestar o depósito de AdBlue®
Se necessário, o depósito de AdBlue® pode ser atestado com garrafas de abastecimento antigota, disponíveis num concessionário/reparador autorizado Land Rover. O consumo médio de AdBlue® é de 800 km/1 litro. No entanto, o consumo pode variar consideravelmente consoante o seu estilo de condução, as condições meteorológicas e da estrada.


AdBlue® é uma marca registada da Verband der Automobilindustrie e. V. (VDA)

PROCURAR UM CONCESSIONÁRIO
Encontre um concessionário Land Rover perto de si
DESCARREGAR CATÁLOGO
Saiba mais sobre os veículos Land Rover
CONTACTE-NOS
Contacte a Land Rover sobre qualquer questão
MARCAR UM EXPERIENCE DAY
Teste as capacidades todo-o-terreno da Land Rover em primeira mão